terça-feira, 18 de maio de 2010

A Análise e o Tratamento de Dados

Quantitativo ou Qualitativo? A questão mantêm-se... e com um toque de humor de banda desenhada.


Técnicas e Instrumentos nos Métodos Quantitativo e Qualitativo

Este diagrama tem a vantagem das coisas simple... ajuda muito.




Sobre o Código Deontológico do Investigador




a minha colega de mestrado Manuela Pereira apresentou os seguintes deveres do investigador

Liberdade de investigação - tendo como objectivo o bem da humanidade

Princípios éticos - aderir às práticas éticas e aos princípios éticos fundamentais reconhecidos e adequados

Responsabilidade profissional - garantir que os seus trabalhos de investigação sejam relevantes para a sociedade e procurem não duplicar já realizados por outros.

Atitude profissional - ter conhecimento dos objectivos estratégicos que regem o seu ambiente de investigação, informar os implicados no estudo.

Obrigações contratuais e jurídicas - ter conhecimento da regulamentação em vigor, aos direitos de propriedade intelectual.

Responsabilização - consciência da responsabilidade perante as suas entidades implicadas

Boas práticas em investigação - devem sempre adoptar práticas de trabalho seguras, cumprir a responsabilidade da protecção dos dados e da confidencialidade.

Divulgação e exploração dos resultados - os resultados dos seus trabalhos de investigação sejam divulgados e explorados, garantir que a investigação seja frutuosa.

Envolvimento público - garantir que as suas actividades de investigação sejam levadas ao conhecimento da sociedade em geral, como forma de aumentar o conhecimento científico e valorizar a investigação.

Relação com os supervisores - Os investigadores em fase de formação devem estabelecer uma relação estruturada e regular com o(s) seu(s) supervisor(es) e representante(s) da faculdade/departamento de modo a tirar todo o partido da sua relação com estes. Devem trabalhar de acordo com calendários, metas, prestações concretas e/ou resultados da investigação acordados.

Deveres de supervisão e gestão - Os investigadores seniores devem estabelecer uma relação construtiva e positiva com os investigadores em início de carreira. Desenvolvimento profissional contínuo, dar continuidade ao seu aperfeiçoamento e actualização, alargando as aptidões e competências.

Continuando a ouvir o Dr Simon Hardy... (Parte II)

A opinião do Dr Simon Hardy, da Universidade de Worcester, sobre entrevistas e inquéritos

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ainda sobre os modelos de investigação...

















O modelo de investigação quantitativo “é o paradigma dominante em educação” tendo por base o método científico. Reconhecem-se-lhe no entanto algumas limitações nomeadamente a dificuldade de manipular ou controlar aspectos de natureza ética e variáveis independentes.



O modelo de investigação qualitativa constitui uma resposta às limitações da avaliação quantitativa. Interessa-se pelos processos cognitivos e metacognitivos dos seres humanos. Inspira-se em métodos utilizados na investigação antropológica e etnográfica.Utiliza entrevistas detalhadas e observações minuciosas que fornecem informação acerca do ensino e da aprendizagem que de outra forma não se poderia obter. As suas limitações relacionam-se com a objectividade ou falta dela, por parte dos investigadores e o tempo requerido para a investigação.

É por isso que os métodos qualitativos e os quantitativos se combinam muitas vezes numa mesma investigação.

O Guião de Investigação

O Guião de Investigação...

1º Passo - Problema de Investigação Que problema vai ser objecto da investigação? Todo o trabalho está condicionado pelo campo específico onde se vai intervir.


2º Passo – Revisão da literatura Os problemas que vão ser investigados já foram investigados por outros? Que conclusões se tiraram? Não deve haver sobreposição de investigação.


3º Passo – Paradigma escolhido (Quantitativo, Qualitativo ou Misto) e Método a seguir Propõe-se uma investigação baseada no paradigma qualitativo ou misto, de método indutivo analítico e comparativo.


4º Passo – Objectivos da Investigação Para que serve esta investigação? Qual a tese que se desenvolve?


5º Passo – Recolha de dados (qualitativos/quantitativos) Depois das respostas às questões anteriores, sabendo qual a problemática que se vai trabalhar, a percepção que se tem do caminho a percorrer, identificam-se os dados: Entrevistas? Questionários? Outros? Quais?


6º Passo – Tratamento, Interpretação de dados e Conclusões O tratamento de dados depende da qualidade dos mesmos.


7º Passo – Elaboração do documento escrito Esta fase consiste na elaboração e revisão do texto final e apresentação das conclusões.


8. Preparação e impressão, correcção e reimpressão


9º Passo – Apresentação final do Trabalho Normalmente à instituição que presidiu ao trabalho de investigação.

A Investigação em Educação


Considera-se, actualmente, a existência de três grandes paradigmas na investigação em educação:

i) investigação quantitativa, que se baseia na recolha de dados quantitativos;
ii) investigação qualitativa, baseada na recolha de dados qualitativos
iii) investigação mista, que tem características de ambas.