terça-feira, 6 de julho de 2010

O Papel do Investigador

Segundo o grau de participação do pesquisador, a observação pode ser:

Participante ou Não Participante

Na observação participante o investigador é o instrumento principal de observação.

O investigador torna-se parte do meio a investigar, representa o papel de actor social tendo deste modo acesso às perspectivas das outras pessoas ao experienciar as mesmas vivências das pessoas em causa na investigação. A participação do investigador tem por objectivo a recolha de dados (sobre acções, opiniões ou perspectivas) aos quais um observador exterior não teria acesso.

A observação participante é uma técnica de investigação qualitativa: “Os investigadores qualitativos tentam interagir com os seus sujeitos de forma natural, não intrusiva e não ameaçadora. (...) Como os investigadores qualitativos estão interessados no modo como as pessoas normalmente se comportam e pensam nos seus ambientes naturais, tentam agir de modo a que as actividades que ocorrem na sua presença não difiram significativamente daquilo que se passa na sua ausência” (Bogdan & Biklen, 1994, p. 68).

Na observação não-participante, o investigador não interage de forma alguma com o objecto do estudo no momento em que realiza a observação. Seria mesmo considerado sacrilégio.
Este tipo de técnica, reduz substancialmente a interferência do observador no observado e permite o uso de instrumentos de registo sem influenciar o objecto do estudo. Os métodos científicos requerem normalmente uma postura não-participante dos investigadores.

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http://claracoutinho.wikispaces.com/T%C3%A9cnicas+de+recolhas+de+dados
Bogdan, R; Biklen, S. (1994): Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

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