segunda-feira, 5 de julho de 2010

Reflexão Temática 1


A 1ª temática desta unidade foi a problemática do processo de Investigação.


Não sendo, nem nunca tendo sido investigadora, foi com especial agrado que me vi embrenhada na leitura de livros e de sites que versam sobre este tema.


Apesar de ter uma vaga reminiscência, dos tempos de liceu, da questão do positivismo de Comte e do idealismo de Kant, com as suas consequências em termos de postura de investigação, estava longe da grande problemática que existe à volta deste tema.


É como se tratasse de equipas adversárias. Por um lado os defensores da investigação quantitiva e, por outro lado, os adeptos da investigação qualitativa. E aqui reside a grande diferença. Incluí alguns vídeos neste blogue que ilustram esta "guerra titânica".


Desconhecia de todo a existência de uma outra postura (que em abono da verdade não se pode considerar como um verdadeiro paradigma, como a professora Alda Pereira me observou) que genericamente se designa de investigação mista. Claro está que se propõe usar metodologias dos dois paradigmas identificados.


Aprendi pois, não só através das minhas leituras como também através da troca de ideias dentro do meu grupo de trabalho, como também no fórum de discussão do grande grupo. Participei o que me foi possível, li o que consegui. Malgré tout, fica sempre a sensação de que poderia ter feito mais. Foi, no entanto, recompensador!




Sem comentários:

Enviar um comentário