Questões éticas na investigação educacional
Nesta unidade a reflexão foi em torno dos princípios e valores que devem nortear a acção do investigador.
«Não há bela sem senão» o que significa, neste caso, que o facto de se ser investigador não implica automaticamente seriedade.
Importa pois reflectir reflectir sobre aquelas que deverão ser as linhas de actuação do investigador. E foi isso que fizemos.
De todas as abordagens sobre ética que os diversos autores fazem destco aqui as indicações de Bogdan e Biklen (1994: 75) sobre duas normas de índole ética relativas à investigação com sujeitos humanos:
- o consentimento informado e
- a protecção dos sujeitos contra qualquer espécie de danos
Estas normas procuram assegurar que :
i) os sujeitos aderem voluntariamente aos projectos de investigação, cientes da natureza do estudo e dos perigos e obrigações nele envolvidos;
ii) os sujeitos não são expostos a riscos superiores aos ganhos que possam advir.
__________
Bogdan e Biklen (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.
Sem comentários:
Enviar um comentário