segunda-feira, 5 de julho de 2010

Reflexão Temática 5




Questões éticas na investigação educacional

Nesta unidade a reflexão foi em torno dos princípios e valores que devem nortear a acção do investigador.

«Não há bela sem senão» o que significa, neste caso, que o facto de se ser investigador não implica automaticamente seriedade.

Importa pois reflectir reflectir sobre aquelas que deverão ser as linhas de actuação do investigador. E foi isso que fizemos.

De todas as abordagens sobre ética que os diversos autores fazem destco aqui as indicações de Bogdan e Biklen (1994: 75) sobre duas normas de índole ética relativas à investigação com sujeitos humanos:

  • o consentimento informado e

  • a protecção dos sujeitos contra qualquer espécie de danos

Estas normas procuram assegurar que :


i) os sujeitos aderem voluntariamente aos projectos de investigação, cientes da natureza do estudo e dos perigos e obrigações nele envolvidos;
ii) os sujeitos não são expostos a riscos superiores aos ganhos que possam advir.

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Bogdan e Biklen (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.

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