segunda-feira, 5 de julho de 2010

Reflexão Temática 2




Na temática 2 abordava-se o tema da Investigação Acção

O Fórum de Turma era livre e não tive ocasião de participar.

No entanto interessei-me pelo conceito pois desconhecia-o completamente. Reservei para mais tarde as leituras recomendadas e as participações dos estimados colegas em Fórum.

Destas minhas leituras posteriores retive algumas mensagens:

A investigação - acção almeja dotar os professores de informação sobre as suas práticas e dar-lhes uma atitude pro-activa nos seus contextos locais de ensino.

Mills (2003, citado em Donato, 2003) dá-nos a seguinte definição: a investigação-acção é todo o inquérito sistemático conduzido por professores investigadores para recolher a informação sobre as práticas na sua escola, como se ensina e como os melhores alunos aprendem.

A informação é recolhida com os objectivos de verificação das práticas, da reflexão sobre as mesmas, a fim de efectuar mudanças positivas no ambiente da escola e das práticas educativas gerais, para a melhoria dos resultados escolares.

A investigação - acção é conduzida por professores e para professores. É feita em pequena escala, com cobertura contextualizada, localizada, e visando desenvolver ou monitorizar mudanças na prática (Wallace, 2000, citado em Donato, 2003).

As características da investigação - acção reflectem também as qualidades dos líderes e das culturas em mudança. Estas qualidades incluem uma compreensão profunda da organização, da sua visão e análise, da vontade para novos conhecimentos, do desejo para a melhoria nos desempenhos, da actividade auto-reflexiva e da vontade de mudança (Fullan, 2000a, 2000b, citado em Donato).

Uma estrutura para a Investigação - acção:

Um projecto de investigação - acção procura criar conhecimento, propor e executar a mudança, e melhorar a prática e o desempenho (Longarina, (1996), Kemmis e McTaggert (1988), citados em Donato (2003).

Estes autores propõem que os aspectos fundamentais da investigação – acção respeitem os seguinte passos:

(1) desenvolver um projecto de melhoria;

(2) executar o projecto;

(3) observar e documentar os efeitos do projecto;

(4) reflectir sobre os efeitos do projecto para o refazer, se necessário.

A investigação - acção é normalmente utilizada em projectos de inovação ou na sua implementação.

Mills (2003), citado em Donato (2003) apresenta o seguinte esquema para a investigação - acção:

  1. • Descrever o problema e a área de focagem;
  2. • Definir os factores envolvidos no contexto da intervenção;
  3. • Formular questões a investigar;
  4. • Descrever a intervenção ou a inovação a serem executadas;
  5. • Definir um espaço temporal para execução da acção;
  6. • Caracterizar o contexto situacional, ou o grupo da investigação – acção;
  7. • Identificar uma lista de recursos para executar o projecto;
  8. • Seleccionar os dados a serem recolhidos;
  9. • Elaborar um plano do levantamento de dados e métodos de tratamento;
  10. • Seleccionar ferramentas apropriadas de inquérito;
  11. • Identificar os participantes e o modo como entram no estudo;
  12. • Discutir a condução da acção;
  13. • Recolher dados;
  14. Planear as acções estratégicas baseadas nos dados recolhidos.

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Donato, R. (2003). A Investigação – acção. EDO-Fl-03-08.Universidade de Pittsburgh. Em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=219466 (acedido em 5-4-2010)

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