segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sobre a dissertação “Setúbal, as TIC e o Ensino do Inglês” no que respeita à utilização do questionário

Na unidade 1 foi-nos proposto a análise da dissertação acima referida. Alguns comentários a propos:


A autora apresenta com clareza os seus objectivos de investigação: identificar 'as atitudes dos professores de Inglês das escolas secundárias e secundárias com 3º ciclo do distrito de Setúbal em relação à utilização das TIC no ensino/aprendizagem da língua inglesa', compreender os factores determinantes da adesão ou resistência àquela utilização e estabelecer uma relação entre aquelas atitudes e a formação inicial e contínua da mesma população (p.6).

A investigadora explicita o método de investigação que utilizou, e as consequentes técnicas empregues: 'optou-se por uma abordagem metodológica mista, onde o aspecto qualitativo assenta, em primeiro lugar, numa recolha quantitativa de dados' (p.70).

Sobre o questionário diz-nos que 'era constituído por 126 questões de resposta fechada, divididas por quatro grandes secções' (p.72), às quais acrescenta 14 variáveis. Realça que o questionário é aplicado para verificação de hipóteses formuladas a priori.

Formaliza o pedido de colaboração das escolas e dos professores(p.73).

Uma vez que a população de referência são os professores de Inglês do 3º ciclo e/ou secundário, a amostra para a técnica quantitativa é constituída pela totalidade dos professores de Inglês, de todas as escolas daqueles níveis, do distrito de Setúbal

No que respeita às técnicas qualitativas – a entrevista e a observação de aulas -, foram aplicadas a 4 professoras e 20 alunos(p.201).

A definição das amostras (inquérito e entrevista), é feita pelo método de conveniência: os professores do distrito de Setúbal são escolhidos porque a investigadora conhece bem o contexto.

Não temos informação sobre se ouve uma validação prévia do questionário.

Dedica todo o capítulo IV ao tratamento dos dados. Os dados foram sujeitos a tratamento estatístico e estabelecidas relações entre as respostas obtidas nas diferentes questões

Apresenta uma visualização gráfica do tratamento de dados, apresentadando as leitura e as interpretações.

Sem comentários:

Enviar um comentário